sexta-feira, 15 de março de 2013

Resenha: A Dança da Floresta


adancadafloresta  Sinopse:
  Esta é uma história mágica, que transita entre um mundo místico e um castelo na Transilvânia…   Jena, uma garota de dezesseis anos, seu sapinho de estimação Gogu e suas quatro irmãs guardam um segredo: desde crianças, nas noites de Lua Cheia, fazem sombras com as mãos contra uma pedra, abrindo um misterioso portal para uma floresta mágica, onde passam a noite inteira dançando com encantadoras e bizarras criaturas fantásticas.
   Porém elas não imaginavam que suas vidas mudariam drasticamente: o pai adoece e, por recomendações médicas, viaja para Constanta, região onde o inverno é mais ameno. Jena e suas irmã Tati ficam encarregadas de cuidar dos negócios da família no castelo Piscul Dracului. As coisas vão bem até que um trágico acidente deixa tudo fora de controle.
  Jena então passa a lutar por suas adoradas irmãs. Com o amigo Gogu, ela terá que aventurar-se nos domínios da escuridão e enfrentar perigos para preservar não aqueles que ama, mas sua própria independência.”

  O livro é inspirado no conto de fadas “As doze princesas” (adaptado no filme “Barbie: 12 princesas bailarinas”).
  Jena é considerada a irmã responsável, que está sempre tentando tomar conta de tudo e de todos. Quando seu pai vai para Constanta por conta da doença, ela se preocupa com o fato de poder nunca mais vê-lo.
  “Eu não ligava para minha aparência. Quando falavam de nós cinco, sempre se referiam a Tati como a irmã bonita. Eu era considerada responsável e prática, isso quando percebiam minha existência.” Pág.13
  O problema é que além de ter que se preocupar com o pai, ela também tem que se preocupar com o primo Cezar que, após a trágica morte de seu irmão Costi, odeia a floresta que rodeia as propriedades onde moram e todos os serem que lá vivem. Tem também que tomar cuidado com sua irmã Tati que, em uma das viagens para a Clareira das Danças acabou chamando a atenção de Triste, um homem que veio junto com os Seres da Noite (conhecidos por beber sangue de humanos), e por quem Tati parece estar interessada também.
“Sinto como se algo fosse mais amplo do que a partida de papai e o fato de termos de nos cuidar sozinhas agora. Até Cezar estava diferente. Ele nunca falara aquelas coisas na frente de tio Nicolae antes, nunca agira como se fosse mais esperto do que o próprio pai ou do que nosso pai. E estava tão zangado. Ele tem estado sempre zangado ultimamente. Fico imaginando se um dia Cezar vai mesmo fazer o que disse. Será que o ódio daria a um homem comum poder suficiente para fazer isso?”Pág.47
  “Mas aqueles olhos eram diferente dos outros. O homem do casaco preto olhava para minha irmã como se estivesse faminto. Não era preciso que ele movesse um só músculo para que eu visse o desejo em seu rosto, e aquilo me deu calafrios.” Pag.29
  “-Ele é um deles –respondi, minhas pálpebras já se fechando. –Os Seres da Noite. Você conhece as histórias sobre eles. São perigosos e maus. Mortos-vivos. Só podem sair à noite, e precisam beber sangue humano para sobreviver. Espero que Ileana não os deixe ficar mais tempo. Você falou com algum deles? Vi que Ileana apresentou-os a você. Como eles são?
  -Frios –disse Tati. –Terrivelmente frios.
” Pág.31/32
  Tadeuz, líder dos Seres da Noite , mostra interesse por Jena. Ele lhe oferece a oportunidade de visitar a Clareira das Danças, não apenas nas noites de Lua Cheia, mas também nas noites de Lua Nova. E ainda a ofereceu uma coisa que a faz pensar em aceitar seu convite.
  “-Todos esses anos você se limitou a visitar o Outro Reino uma vez por mês, e apenas por uma entrada. Mas há outra maneira de vir aqui. Na Lua Nova, surge um outro portal. Com a minha ajuda ele se abrirá para você. Você descobrirá muita coisa, Jena.” Pág.119
   Jena tem que descobrir uma maneira de manter todos a salvo, inclusive a si mesma, de todos os problemas que os Seres da Noite, com a sua chegada, trouxeram.
  Eu comprei o livro há uns 5 anos (é muito tempo, eu sei!), e eu simplesmente o amo! Já li umas 10 vezes (ou mais). Esses personagens realmente me conquistaram, embora a Jena seja um pouco chata as vezes.
  Meu personagem preferido é o Gogu, ele é o sapo de estimação da Jena, mas ela consegue escutar algumas coisas que ele pensa (ao longa da estória da pra saber o por quê). Ele é um sapo meio revoltado,fazendo comentários cheios de ironia,  o que o deixa engraçado. Também é muito inteligente.
  A autora descreve os lugares com muita precisão, fazendo com que a gente consiga imaginar tudo perfeitamente. Só não dá pra imaginar alguns personagens do Outro Reino, que são bem esquisitos.


Sobre a autora:
MARILLIER
Nome: Juliet Marillier
Nascimento: 27 de Julho de 1948, na Nova Zelândia.
Bibliografia: Série Wildwood com os livros: “A Dança da Floresta” e “O Segredo de Cibele” ; Trilogia Sevenwaters, com: “A Filha da Floresta”, “O Filho das Sombras” e “A Filha da Profecia” ; Saga das Ilhas Brilhantes, com: “O Filho de Thor” e “Máscara de Raposa” ; entre outros.
Vida: Trabalhou como professora de música, cantora de ópera e assessora fiscal. Atualmente é escritora em tempo integral. Atualmente morando na Austrália. Adora viajar, folclore e histórias de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar nas postagens no blog! É sempre um prazer saber o que você pensa.
Se tiver um blog, deixe o link aqui! Ficarei feliz em retribuir a visita!