terça-feira, 30 de julho de 2013

Resenha: Pluvia – Entre Segredos & Esperança

Pluvia

Título: Pluvia – Entre Segredos & Esperança
Autora: Erica Azevedo
ISBN: 978-85-7679-999-3
Páginas: 280
Editora: Novo Século
Lançamento: 2013

Sinopse:
  “Ana cresceu empenhada em suas histórias fantásticas, mas nunca teve oportunidade de se aventurar por elas. Abandonou-as ainda na adolescência, enxergando que a realidade é dura demais para tais voos inocentes. Mas, em meio a uma viagem a um vilarejo desconhecido no sul do Brasil, ela tem a oportunidade de enveredar por um mundo totalmente novo, quando, em meio à chuva do fim de tarde, observa as gotas se transformarem em pessoas iguais a ela. Sentindo o fogo que a preenchia na infância se reacender com a curiosidade, Ana vai atrás deles e se depara com um pedido de ajuda e a descoberta de um novo mundo: Pluvia. Mas o que essas pessoas realmente escondem? E qual o segredo por trás dos profundos olhos azuis do estranho senhor da mercearia? E o que de tão terrível está assustando os pluvianos a ponto de fazê-los pedirem ajuda a uma menina indefesa? Essas respostas serão encontradas e muitas outras perguntas surgiram no decorrer da leitura de Pluvia.”

  Ana é uma garota comum que sempre quis viver uma aventura, mas nunca teve uma oportunidade. Ela vive com os pais em São Paulo e passa a maior parte do tempo sozinha, porque os eles vivem trabalhando.
  Como ela estava de férias Sofia, sua melhor amiga, a chamou para passar um tempo com ela no Guarujá. O único problema é que os pais de Ana não confiam mais na filha por causa de uma coisa que aconteceu um ano antes. E isso fez com que perdessem toda a confiança que tinham nela. Como suspeitava, sua mãe não permitiu que fizesse a viagem.
  Mas o que ela não podia esperar é que ela ainda faria uma viagem, não para onde esperava, mas sim para o chalé de seu tio Jonas.
  O tio Jonas é um homem de meia-idade que adorava viajar para lugares exóticos. Quando Ana ainda era nova, lhe deu uma bracelete e a fez prometer que sempre o usaria quando eles se encontrassem para ela provar que estava cuidando bem dele.
  O chalé do tio, fica em Santa Catarina em um povoado chamado Baamen, onde só tem o chalé e um armazém.
  Um dia, enquanto observava a chuva pela janela de seu quarto, que viu gotas de chuva se transformarem em pessoas e, curiosa com relação a elas, resolveu segui-las até o curioso armazém.

  “E foi então, em meio àquela pequena demonstração da força da natureza, que ela vislumbrou, pela janela embaçada pela chuva, uma pequena transformação de fantasia em realidade.” Pág. 30

  Chegando ao armazém ela descobriu que essas pessoas já esperavam que ela as seguisse e, que elas eram de um lugar chamado Pluvia, um mundo que fica através da chuva. Eles precisavam da ajuda dela e fariam qualquer coisa para obter a ajuda dela.

  “A menina sentia-se tola por tê-los seguido. No que estava pensando? Ela não podia, de uma hora para outra, se tornar salvadora para um tipo de civilização desconhecida. O simples pensamento a fez rir em desespero.” Pág. 39


  Sem saída, Ana aceita ajudar eles. Mesmo sem saber o real motivo da sua ida.
  Ela se deslumbra com o mundo de Pluvia, onde as adolescentes têm mestres que lhes ensinam tudo, de luta até magia.

  “Aqui em Pluvia, permanecemos em nossos vilarejos até os quinze anos. Algumas crianças, no dia do seu 15º aniversário, recebem a visita de um mestre e então passam a ser tutelados por ele durante todo o treinamento em Penafort. Quando um aprendiz vem pra cá, ele aprende tudo o que é necessário para o seu futuro –completou Caton em tom profissional.” Pág. 57

   Ana logo faz amigos e começa a fazer treinamento, tendo como mestre outro aprendiz, Aléxi, que é ótimo com vários tipos de armas. O problema é que Aléxi não confia em Ana e torna o treinamento praticamente um tormento para ela.

“Enquanto retirava-se do Alto Salão com Collet a seu lado, Ana sentiu um nó se formar no estômago. Ela passaria pelo mesmo treinamento que os outros e nem ao menos sabia o motivo. Algo muito terrível estava assustando os pluvianos, ela podia sentir. E saber que sua ajuda poderia ser a única chance deles fazia crescer uma desconfortável sensação de insegurança.
  -Ana –a menina se sobressaltou ao escutar Yedda lhe chamando e parou para olhá-la –, às vezes nos achamos em situações complicadas e até embaraçosas, mas nunca deixe de acreditar em sua capacidade, porque, eu posso sentir, ela é enorme.” Pág. 63


  A estória se desenvolvem em meio à segredos, como o fato de ninguém saber exatamente porque Ana foi levada até Pluvia e o que teria acontecido anos antes que fez com que os pluvianos não confiassem em humanos.

  Pluvia me surpreendeu muito, eu já esperava que o livro fosse bom, pois só li coisas boas a respeito dele, mas ele me prendeu do início ao fim e eu simplesmente não queria largá-lo pois queria descobrir o mais rápido possível o que iria acontecer na história.
  O livro é narrado em terceira pessoa e a Erica consegui passar direitinho o que a Ana estava sentindo, isso me fez amar o livro mais ainda.
  Gostei bastante dos personagens cada um tinha seus próprios mistérios, me fazendo querer desvendá-los o quanto antes. Sem falar que eu não conseguia descobrir quem era bom e que era mau, dando um toque de surpresa quando os segredos eram revelados.
  Erica é uma autora super promissora e eu mal consigo esperar pelo próximo livro da série!

Sobre a autora:

Erica Azevedo  Erica Azevedo nasceu na capital paulista, entre ruas abarrotadas e o ar poeirento do fim de tarde. Descobriu a literatura fantástica com a série “Harry Potter” e graças a ela se tornou uma aficionada por livros dos mais variados gêneros e autores. Ainda no ensino fundamental, escreveu um roteiro baseado na ditadura militar, o que a aproximou ainda mais da escrita. Mas foi observando a chuva borrar a janela da sala na casa onde morava com os pais e, depois de anos vivendo no mundo dos livros, que a ideia de uma realidade totalmente nova lhe veio à mente. Em meio a idas e vindas começou a contar a história de Ana e sua saga por Pluvia e pelos mundos de Lucien. Atualmente dedica-se a graduação de Ciências Políticas.

Redes sociais: Facebook, Twitter, Wattpad, Tumblr e Blog.

3 comentários:

  1. Aaaaah adooorei a resenha, Amanda.
    Nossa, fico muito feliz que tenha gostado. E não se preocupe que o segundo já está ficando pronto ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Erica!
      Adorei fazer essa parceria com você!
      Estou muito feliz que o segundo já esteja quase pronto, mal posso esperar!!
      Beijos

      Excluir
  2. Oiê.... Adorei a resenha... muito legal mesmo.... Eu comecei a ler Pluvia Hoje e cheguei na página 100 se eu tivesse tempo eu terminaria hoje porque estou completamente apaixonada pela história... ultimamente os temas de fantasia estão me preenchendo.... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar nas postagens no blog! É sempre um prazer saber o que você pensa.
Se tiver um blog, deixe o link aqui! Ficarei feliz em retribuir a visita!